BIM

Com o crescimento mundial do BIM, a NLA está a acompanhar a sua evolução e a trabalhar no sentido de dominar as ferramentas. Temos uma equipa de Arquitectos e especialistas BIM a trabalhar diariamente para alcançar projectos mais coerentes e edifícios mais sustentáveis. Neste sentido, temos definida uma estratégia, através de procedimentos específicos e standards, que permitem uma melhor produtividade e uma melhor interoperabilidade entre equipas.

A NLA tem como principal software BIM o Autodesk Revit, e o Nível de Desenvolvimento (LOD – Level Of Development) utilizado nos seus projectos está compreendido nos LODs 200 e 300. Trabalhamos, também com Navisworks para a coordenação dos modelos BIM e estamos a introduzir o uso de Civil 3D e Dynamo. Contamos com a Plataforma online da Autodesk BIM 360 DOCS, que permite ao cliente estar a par dos desenvolvimentos dos modelos e da informação, sem necessitar de um software específico. Este serviço na cloud permite controlar os vários carregamentos, visualizar e partilhar informação, mantendo um registo das versões dos ficheiros. Isto permite também que, as várias equipas do projecto estejam em contacto directo e a trabalhar nas versões mais actuais dos modelos, mesmo que em países diferentes.

A cloud da BIMcollab e os BCFs (BIM Coordination Files), são ferramentas também utilizadas entre as equipas e com o cliente, de forma a reportar erros ou alterações necessárias, permitindo registar e monitorizar o estado e evolução do que foi reportado.

O BIM permite criar projectos mais eficientes, garantindo uma melhor gestão da construção e da futura manutenção do edifício.

Um modelo BIM não se resume a um modelo 3D, engloba as especificações dos elementos da construção e a sua relação. Pode ser usado para análises de sustentabilidade, gestão do ciclo de vida do edifício, calendarização do processo de construção e extracção de quantidades.

A NLA está a preparar o futuro, a criar e a modelar para lá da vida do projecto.