Apresentação

company about


A NLA - Nuno Leónidas Arquitectos, foi fundada em Lisboa em 1980, na sequência de trabalhos iniciados no ano anterior no Brasil pelo Arquitecto Nuno Leónidas. Hoje é um gabinete reputado e reconhecido pelos padrões de qualidade dos seus projectos, como atestam as mais de quatrocentas realizações e excelentes classificações em concursos a nível nacional e internacional.


Com o apoio de tecnologia avançada e a constante actualização das funções informatizadas como a gestão, o tratamento de informação de projecto e o desenho assistido por computador, garante elevados índices de rendimento de uma equipa coesa, motivada e fortemente profissional. O âmbito dos serviços vai desde os estudos de viabilidade, à coordenação e elaboração dos projectos e supervisão da sua execução nas áreas de especialização como hotelaria, desenho urbano, escritórios e arquitectura solar passiva.


A crescente exigência de responsabilidades globais nos projectos hoteleiros levou à criação da NL Decoração, Lda., especializada em Arquitectura de Interiores, que funciona em total articulação com o gabinete de Arquitectura, beneficiando das sinergias assim criadas.

Internacional

Alternative content

BIM

Com o crescimento mundial do BIM, a NLA está a acompanhar a sua evolução e a trabalhar no sentido de dominar as ferramentas. Temos uma equipa de Arquitectos e especialistas BIM a trabalhar diariamente para alcançar projectos mais coerentes e edifícios mais sustentáveis. Neste sentido, temos definida uma estratégia, através de procedimentos específicos e standards, que permitem uma melhor produtividade e uma melhor interoperabilidade entre equipas.

A NLA tem como principal software BIM o Autodesk Revit, e o Nível de Desenvolvimento (LOD – Level Of Development) utilizado nos seus projectos está compreendido nos LODs 200 e 300. Trabalhamos, também com Navisworks para a coordenação dos modelos BIM e estamos a introduzir o uso de Civil 3D e Dynamo. Contamos com a Plataforma online da Autodesk BIM 360 DOCS, que permite ao cliente estar a par dos desenvolvimentos dos modelos e da informação, sem necessitar de um software específico. Este serviço na cloud permite controlar os vários carregamentos, visualizar e partilhar informação, mantendo um registo das versões dos ficheiros. Isto permite também que, as várias equipas do projecto estejam em contacto directo e a trabalhar nas versões mais actuais dos modelos, mesmo que em países diferentes.

NLA_BESIX_RevitCut

A cloud da BIMcollab e os BCFs (BIM Coordination Files), são ferramentas também utilizadas entre as equipas e com o cliente, de forma a reportar erros ou alterações necessárias, permitindo registar e monitorizar o estado e evolução do que foi reportado.

NLA_PlotRevit

O BIM permite criar projectos mais eficientes, garantindo uma melhor gestão da construção e da futura manutenção do edifício.

Um modelo BIM não se resume a um modelo 3D, engloba as especificações dos elementos da construção e a sua relação. Pode ser usado para análises de sustentabilidade, gestão do ciclo de vida do edifício, calendarização do processo de construção e extracção de quantidades.

A NLA está a preparar o futuro, a criar e a modelar para lá da vida do projecto.

22 1

Sustentabilidade

A Sustentabilidade não deve ser encarada como uma MODA, mas sim uma atitude presente em todas as etapas do processo de projecto. Energia Solar, ventilação natural, Isolamento da envolvente, protecções solares são ferramentas presentes em diferentes graus em quase todos os nossos projectos.
vent

O objectivo é conceber o edifício como um sistema energético e ambiental, capaz de reagir e capitalizar em seu benefício os factores ambientais disponíveis, e como tal gratuitos.

solar schema

solar

A maximização da eficiência energética assim resultante aliada ao bom comportamento ambiental, conduzirão por certo a um novo conceito de vida, e a um aumento das vantagens competitivas do Edifício. Os Planos, na medida em que condicionam o desenho dos futuros edifícios, constituem o primeiro elemento de aplicação destes princípios. Desenvolvemos a este respeito uma metodologia específica aplicada com sucesso no maior Plano sustentável da Europa, O Ecocentre Masterplan, em Ispra, Itália.

Política de qualidade

A NOSSA VISÃO E MISSÃO

Somos uma empresa que materializa os sonhos dos nossos clientes em obras de elevada qualidade criativa, programática e funcional.

A centralização do ser humano enquanto fruidor do espaço construído, na criação de novas experiências e na sua funcionalidade, permite-nos afirmar que a imaginação é o nosso limite para a criação de valor para todas as partes interessadas.

A NOSSA QUALIDADE

Na NLA cada cliente é único, com necessidades e expectativas únicas, por isso oferecemos-lhe um serviço personalizado e de excelência, através da adopção de uma metodologia rigorosa, que encara cada oportunidade como singular e que procura soluções de excelência alicerçadas na mais recente tecnologia e inovação, mas onde o cumprimento dos prazos e do controlo dos custos está sempre presente.

A nossa equipa multidisciplinar possui larga experiência e qualificação, o que permite acompanhar o projecto desde a sua concepção até à sua materialização.

Em concordância com estes princípios orientadores, a NLA compromete-se a:

- Compreender e atender às necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, oferecendo um serviço personalizado, rigoroso e inovador, promovendo a arquitectura antropocêntrica (centrada nas pessoas).
- Entender os clientes, os parceiros e os fornecedores como parceiros de negócio, respeitando os acordos estabelecidos, e prestando um serviço que dê resposta às ambições dos clientes, entendendo as necessidades dos utilizadores dos espaços que criamos.
- Estabelecer parcerias estratégicas e duradoras com empresas detentoras de especializações que, em conjunto, permita maximizar a nossa capacidade de criar valor para os clientes e outras partes interessadas.
- Promover um ambiente de satisfação dos colaboradores (equipa coesa, multifacetada e complementar), respeitando os contractos estabelecidos, incentivando o seu bem-estar, a sua formação, o seu desenvolvimento pessoal e o seu acompanhamento contínuo, pois entendemos que estes são uma das nossas prioridades e responsabilidade.
- Garantir a actualização tecnológica e o uso de ferramentas inovadores e diferenciadores, por forma a alcançar elevados índices de desempenho e rendimento de todos os recursos envolvidos nos nossos serviços.
- Cumprir os requisitos legais, regulamentares, normativos e outros aplicáveis às nossas actividades e seus resultados.
- Usar o sistema de gestão da qualidade como uma ferramenta dinâmica e evolutiva, com o objectivo de melhorar continuamente e optimizar a eficiência e eficácia dos nossos processos.

Contamos com o comprometimento, empenhamento e dedicação dos nossos colaboradores e parceiros para atingir o objectivo comum: a Excelência.

A Direcção da NLA compromete-se a disponibilizar os recursos necessários para que a Política da Qualidade seja materializada por todos os nossos colaboradores e parceiros, e que os objectivos estratégicos sejam alcançados, sendo esta política um dos instrumentos de suporte à orientação estratégica da NLA.

OS NOSSOS VALORES

- Orientação para o cliente
- Ética e profissionalismo
- Cultura empresarial
- Competência e rigor
- Qualificação profissional da equipa
- Tecnologia e inovação
- Responsabilidade para com o planeta e sustentabilidade

Data da última actualização: 1 de Março de 2021.

Contactos

contacts

Morada
Rua Calvet de Magalhães 244-2
2770-022 Paço de Arcos
Telefone
+351 214 544 430
E-mail
adm@nla.pt