A NLA - Nuno Leónidas Arquitectos, foi fundada em Lisboa em 1980, na sequência de trabalhos iniciados no ano anterior no Brasil pelo Arquitecto Nuno Leónidas. Hoje é um gabinete reputado e reconhecido pelos padrões de qualidade dos seus projectos, como atestam as mais de quatrocentas realizações e excelentes classificações em concursos a nível nacional e internacional.
Com o apoio de tecnologia avançada e a constante actualização das funções informatizadas como a gestão, o tratamento de informação de projecto e o desenho assistido por computador, garante elevados índices de rendimento de uma equipa coesa, motivada e fortemente profissional. O âmbito dos serviços vai desde os estudos de viabilidade, à coordenação e elaboração dos projectos e supervisão da sua execução nas áreas de especialização como hotelaria, desenho urbano, escritórios e arquitectura solar passiva.
A crescente exigência de responsabilidades globais nos projectos hoteleiros levou à criação da NL Decoração, Lda., especializada em Arquitectura de Interiores, que funciona em total articulação com o gabinete de Arquitectura, beneficiando das sinergias assim criadas.
Com o crescimento mundial do BIM, a NLA está a acompanhar a sua evolução e a trabalhar no sentido de dominar as ferramentas. Temos uma equipa de Arquitectos e especialistas BIM a trabalhar diariamente para alcançar projectos mais coerentes e edifícios mais sustentáveis. Neste sentido, temos definida uma estratégia, através de procedimentos específicos e standards, que permitem uma melhor produtividade e uma melhor interoperabilidade entre equipas.
A NLA tem como principal software BIM o Autodesk Revit, e o Nível de Desenvolvimento (LOD – Level Of Development) utilizado nos seus projectos está compreendido nos LODs 200 e 300. Trabalhamos, também com Navisworks para a coordenação dos modelos BIM e estamos a introduzir o uso de Civil 3D e Dynamo. Contamos com a Plataforma online da Autodesk BIM 360 DOCS, que permite ao cliente estar a par dos desenvolvimentos dos modelos e da informação, sem necessitar de um software específico. Este serviço na cloud permite controlar os vários carregamentos, visualizar e partilhar informação, mantendo um registo das versões dos ficheiros. Isto permite também que, as várias equipas do projecto estejam em contacto directo e a trabalhar nas versões mais actuais dos modelos, mesmo que em países diferentes.
A cloud da BIMcollab e os BCFs (BIM Coordination Files), são ferramentas também utilizadas entre as equipas e com o cliente, de forma a reportar erros ou alterações necessárias, permitindo registar e monitorizar o estado e evolução do que foi reportado.
O BIM permite criar projectos mais eficientes, garantindo uma melhor gestão da construção e da futura manutenção do edifício.
Um modelo BIM não se resume a um modelo 3D, engloba as especificações dos elementos da construção e a sua relação. Pode ser usado para análises de sustentabilidade, gestão do ciclo de vida do edifício, calendarização do processo de construção e extracção de quantidades.
A NLA está a preparar o futuro, a criar e a modelar para lá da vida do projecto.
O objectivo é conceber o edifício como um sistema energético e ambiental, capaz de reagir e capitalizar em seu benefício os factores ambientais disponíveis, e como tal gratuitos.
A maximização da eficiência energética assim resultante aliada ao bom comportamento ambiental, conduzirão por certo a um novo conceito de vida, e a um aumento das vantagens competitivas do Edifício. Os Planos, na medida em que condicionam o desenho dos futuros edifícios, constituem o primeiro elemento de aplicação destes princípios. Desenvolvemos a este respeito uma metodologia específica aplicada com sucesso no maior Plano sustentável da Europa, O Ecocentre Masterplan, em Ispra, Itália.
Somos uma empresa que materializa os sonhos dos nossos clientes em obras de elevada qualidade criativa, programática e funcional.
A centralização do ser humano enquanto fruidor do espaço construído, na criação de novas experiências e na sua funcionalidade, permite-nos afirmar que a imaginação é o nosso limite para a criação de valor para todas as partes interessadas.
Na NLA cada cliente é único, com necessidades e expectativas únicas, por isso oferecemos-lhe um serviço personalizado e de excelência, através da adopção de uma metodologia rigorosa, que encara cada oportunidade como singular e que procura soluções de excelência alicerçadas na mais recente tecnologia e inovação, mas onde o cumprimento dos prazos e do controlo dos custos está sempre presente.
A nossa equipa multidisciplinar possui larga experiência e qualificação, o que permite acompanhar o projecto desde a sua concepção até à sua materialização.
Em concordância com estes princípios orientadores, a NLA compromete-se a:
- Compreender e atender às necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, oferecendo um serviço personalizado, rigoroso e inovador, promovendo a arquitectura antropocêntrica (centrada nas pessoas).
- Entender os clientes, os parceiros e os fornecedores como parceiros de negócio, respeitando os acordos estabelecidos, e prestando um serviço que dê resposta às ambições dos clientes, entendendo as necessidades dos utilizadores dos espaços que criamos.
- Estabelecer parcerias estratégicas e duradoras com empresas detentoras de especializações que, em conjunto, permita maximizar a nossa capacidade de criar valor para os clientes e outras partes interessadas.
- Promover um ambiente de satisfação dos colaboradores (equipa coesa, multifacetada e complementar), respeitando os contractos estabelecidos, incentivando o seu bem-estar, a sua formação, o seu desenvolvimento pessoal e o seu acompanhamento contínuo, pois entendemos que estes são uma das nossas prioridades e responsabilidade.
- Garantir a actualização tecnológica e o uso de ferramentas inovadores e diferenciadores, por forma a alcançar elevados índices de desempenho e rendimento de todos os recursos envolvidos nos nossos serviços.
- Cumprir os requisitos legais, regulamentares, normativos e outros aplicáveis às nossas actividades e seus resultados.
- Usar o sistema de gestão da qualidade como uma ferramenta dinâmica e evolutiva, com o objectivo de melhorar continuamente e optimizar a eficiência e eficácia dos nossos processos.
Contamos com o comprometimento, empenhamento e dedicação dos nossos colaboradores e parceiros para atingir o objectivo comum: a Excelência.
A Direcção da NLA compromete-se a disponibilizar os recursos necessários para que a Política da Qualidade seja materializada por todos os nossos colaboradores e parceiros, e que os objectivos estratégicos sejam alcançados, sendo esta política um dos instrumentos de suporte à orientação estratégica da NLA.
- Orientação para o cliente
- Ética e profissionalismo
- Cultura empresarial
- Competência e rigor
- Qualificação profissional da equipa
- Tecnologia e inovação
- Responsabilidade para com o planeta e sustentabilidade
Data da última actualização: 1 de Março de 2021.