Apresentação

A NLA - Nuno Leónidas Arquitectos, foi fundada em Lisboa em 1980, na sequência de trabalhos iniciados no ano anterior no Brasil pelo Arquitecto Nuno Leónidas. Hoje é um gabinete reputado e reconhecido pelos padrões de qualidade dos seus projectos, como atestam as mais de quatrocentas realizações e excelentes classificações em concursos a nível nacional e internacional.


Com o apoio de tecnologia avançada e a constante actualização das funções informatizadas como a gestão, o tratamento de informação de projecto e o desenho assistido por computador, garante elevados índices de rendimento de uma equipa coesa, motivada e fortemente profissional. O âmbito dos serviços vai desde os estudos de viabilidade, à coordenação e elaboração dos projectos e supervisão da sua execução nas áreas de especialização como hotelaria, desenho urbano, escritórios e arquitectura solar passiva.


A crescente exigência de responsabilidades globais nos projectos hoteleiros levou à criação da NL Decoração, Lda., especializada em Arquitectura de Interiores, que funciona em total articulação com o gabinete de Arquitectura, beneficiando das sinergias assim criadas.

company about

Projectos NLA
Escritórios/Parcerias

Internacional

Alternative content

BIM

Com o crescimento mundial do BIM, a NLA está a acompanhar no sentido de dominar as ferramentas. Temos uma equipa de Arquitectos e especialistas BIM a trabalhar diariamente para alcançar projectos mais coerentes e edifícios mais sustentáveis. Há uma estratégia de procedimentos específicos e standards, que permitem uma melhor produtividade e melhor interoperabilidade entre equipas. O principal software BIM é o Autodesk Revit, e o LOD ( Level Of Development) está compreendido entre 200 e 300. Usamos o Navisworks para a coordenação dos modelos BIM e estamos a introduzir o uso de Civil 3D e Dynamo. A Plataforma online da Autodesk BIM 360 DOCS, que permite ao cliente estar a par dos desenvolvimentos dos modelos. Este serviço na cloud permite controlar os vários carregamentos, visualizar e partilhar informação, mantendo um registo das versões dos ficheiros. As equipas trabalham contacto directo permanente na ultima versão mesmo que em países diferentes.

bim1

bim2

bim3

bim4

bim5

GIS

A NLA tem privilegiado as soluções digitais sendo a integração do Building Information Modelling (BIM) e Sistemas de Informação Geográfica (GIS) uma prioridade. No desenvolvimento dos seus projectos, o contexto geográfico permite assegurar uma abordagem quantitativa e espacial mais rigorosa na tomada de decisões, permitindo a criação de uma arquitectura mais integrada no contexto, mais adequada aos sistemas existentes e mais sustentável. Os instrumentos de gestão territorial beneficiam particularmente desta integração, a NLA tem desenvolvido Planos Municipais de Ordenamento do Território, Planos de Urbanização ou Planos de Pormenor com base nestas tecnologias. A utilização de ferramentas open-source para o desenvolvimento de planos com a implementação de bases de dados geográficos em PostgreSQL/PostGIS, articulado com software QGIS e ferramentas de análise espacial têm permitido a implementação de metodologias dedicadas, robustas e inovadoras. Isto permite à NLA desenvolver projectos de ordenamento territorial a diversas escalas, não só a nível nacional, mas também internacional, com a informação necessária para a tomada de decisão por parte da gestão urbanística.

sig_1

sig_2

sig_3

sig 4

Sustentabilidade

A Sustentabilidade não deve ser encarada como uma MODA, mas uma atitude presente em todas as etapas do processo de projecto. Energia Solar, ventilação natural, Isolamento da envolvente, protecções solares, são ferramentas presentes em em quase todos os nossos projectos. Conceber o edifício como um sistema energético e ambiental, capaz de reagir e capitalizar os factores ambientais disponíveis e gratuitos. A maximização da eficiência energética, aliada ao bom comportamento ambiental, conduzirão a um novo conceito de vida, e a um aumento das vantagens competitivas do Edifício. Os Planos, na medida em que condicionam o desenho dos futuros edifícios, constituem o primeiro elemento de aplicação destes princípios. Desenvolvemos uma metodologia específica aplicada com sucesso no maior Plano sustentável da Europa, O Ecocentre Masterplan, em Ispra, Itália.

sust_1

sust_2

sust_3

Política de qualidade

A NOSSA VISÃO E MISSÃO

Somos uma empresa que materializa os sonhos dos nossos clientes em obras de elevada qualidade criativa, programática e funcional.

A centralização do ser humano enquanto fruidor do espaço construído, na criação de novas experiências e na sua funcionalidade, permite-nos afirmar que a imaginação é o nosso limite para a criação de valor para todas as partes interessadas.

A NOSSA QUALIDADE

Na NLA cada cliente é único, com necessidades e expectativas únicas, por isso oferecemos-lhe um serviço personalizado e de excelência, através da adopção de uma metodologia rigorosa, que encara cada oportunidade como singular e que procura soluções de excelência alicerçadas na mais recente tecnologia e inovação, mas onde o cumprimento dos prazos e do controlo dos custos está sempre presente.

A nossa equipa multidisciplinar possui larga experiência e qualificação, o que permite acompanhar o projecto desde a sua concepção até à sua materialização.

Em concordância com estes princípios orientadores, a NLA compromete-se a:

- Compreender e atender às necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas, oferecendo um serviço personalizado, rigoroso e inovador, promovendo a arquitectura antropocêntrica (centrada nas pessoas).
- Entender os clientes, os parceiros e os fornecedores como parceiros de negócio, respeitando os acordos estabelecidos, e prestando um serviço que dê resposta às ambições dos clientes, entendendo as necessidades dos utilizadores dos espaços que criamos.
- Estabelecer parcerias estratégicas e duradoras com empresas detentoras de especializações que, em conjunto, permita maximizar a nossa capacidade de criar valor para os clientes e outras partes interessadas.
- Promover um ambiente de satisfação dos colaboradores (equipa coesa, multifacetada e complementar), respeitando os contractos estabelecidos, incentivando o seu bem-estar, a sua formação, o seu desenvolvimento pessoal e o seu acompanhamento contínuo, pois entendemos que estes são uma das nossas prioridades e responsabilidade.
- Garantir a actualização tecnológica e o uso de ferramentas inovadores e diferenciadores, por forma a alcançar elevados índices de desempenho e rendimento de todos os recursos envolvidos nos nossos serviços.
- Cumprir os requisitos legais, regulamentares, normativos e outros aplicáveis às nossas actividades e seus resultados.
- Usar o sistema de gestão da qualidade como uma ferramenta dinâmica e evolutiva, com o objectivo de melhorar continuamente e optimizar a eficiência e eficácia dos nossos processos.

Contamos com o comprometimento, empenhamento e dedicação dos nossos colaboradores e parceiros para atingir o objectivo comum: a Excelência.

A Direcção da NLA compromete-se a disponibilizar os recursos necessários para que a Política da Qualidade seja materializada por todos os nossos colaboradores e parceiros, e que os objectivos estratégicos sejam alcançados, sendo esta política um dos instrumentos de suporte à orientação estratégica da NLA.

OS NOSSOS VALORES

- Orientação para o cliente
- Ética e profissionalismo
- Cultura empresarial
- Competência e rigor
- Qualificação profissional da equipa
- Tecnologia e inovação
- Responsabilidade para com o planeta e sustentabilidade

Data da última actualização: 1 de Março de 2021.

ISOBV

Contactos

contacts

Morada
Rua Calvet de Magalhães 244-2
2770-022 Paço de Arcos
Telefone
+351 214 544 430
E-mail
adm@nla.pt

ininin